CONVÊNIO CINEBRASiLTV - AGENCE FRANCE-PRESSE

CHAMADA PÚBLICA DO CINEBRASiLTV EM FLUXO CONTÍNUO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE SÉRIES E TELEFILMES DOCUMENTAIS COM USO DE MATERIAL DE ARQUIVO DO ACERVO DA AGENCE FRANCE-PRESSE

O CINEBRASiLTV é um canal dedicado à produção audiovisual independente nacional, disponível para mais de seis milhões de assinantes em todo o Brasil. Sua programação divulga e estimula a diversidade cultural produzida em todas as regiões do País, sempre com entretenimento de alta qualidade.

Buscamos projetos com uma visão abrangente e analítica de questões urgentes em discussão no mundo todo. Sugerimos a formação de equipes de pesquisa e criação que combinem profissionais do audiovisual com cientistas políticos, historiadores, filósofos, antropólogos, sociólogos, geógrafos, etc. O canal CINEBRASiLTV e a AFP - Agence France-Presse, a mais antiga agência de notícias, põem em prática uma cooperação para a viabilização de projetos com essa densidade.

O acervo da AFP – Agence France-Presse tem a cobertura audiovisual dos principais fatos jornalísticos nacionais e internacionais dos últimos dez anos e conta com enorme acervo fotográfico e de material impresso.

Nesta Chamada serão selecionados projetos de documentários com duração de 55 minutos e séries documentais de 03 a 06 episódios com 26 minutos cada. O orçamento para documentários não deve ultrapassar, em itens financiáveis, o valor de R$ 200 mil. E o orçamento para séries documentais não deve ultrapassar, em itens financiáveis, o valor de R$ 70 mil por episódio. No caso em que a obra seja feita inteiramente com material de arquivo da AFP, somente 30% do orçamento financiável será destinado à AFP. Se o uso das imagens de arquivo for secundário ou chegar a até 50% da duração total, apenas 15% do orçamento.

Temas a título de sugestão:

  • O Estado democrático é a maior conquista da nossa civilização, como se organiza e como pode ou deve ser melhorado para não ser cooptado pelas grandes corporações. Uso de plebiscitos e referendos.
  • Impostos: quanto custa a quem manter o Estado, inclusive comparativamente, é justo, é sustentável?
  • O poder da mídia e os problemas de sua concentração.
  • Planejamento familiar: é uma questão individual, do casal ou inclui o Estado? Como costuma ser gerido?
  • Transgênero e sexualidade: esfera pública ou privada?
  • Drogas: legalização ou não – consequências.
  • Alimentos: há alimentos para todos? Poderiam ser mais saudáveis, mais baratos, mais variados?
  • Recursos Naturais: Despertam tanta cobiça que é frequente se tornarem um problema para quem os possui, inclusive com alienação de territórios.
  • Imigrações: fronteiras e identidades.

As obras devem preferencialmente utilizar, como elemento informativo ou artístico, material de arquivo oriundo do acervo da Agence France-Presse. Os melhores projetos selecionados serão inseridos em faixa de programação especialmente destinada. Demais projetos ligados ao CINEBRASiLTV, sejam ficcionais ou documentais, poderão também utilizar esse acervo em suas obras com as mesmas condições. 

Para participar, a produtora proponente precisa estar registrada na Ancine como Agente Econômico Brasileiro Independente e observar o Regulamento Geral do PRODAV. Inscrever o projeto com exposição do tema e abordagem pretendida. As produtoras podem apresentar mais de um projeto. 

Os projetos devem ser apresentados seguindo o modelo do PRODAV 01/2013 disponível para telefilmes e séries documentais.

Aguardamos sua inscrição!

Seleção dos projetos


A equipe de avaliação dos projetos tem três profissionais da equipe de programação do CINEBRASiLTV:
Tereza Trautman – Cineasta e Diretora Geral
Orlando Senna – Cineasta e Diretor de Programação
Maria Rita Nepomuceno – Cineasta e mestre em Cinema

Os critérios de avaliação variam por etapa:
1ª etapa: Adequação da Proposta à Chamada e ao perfil do Canal. Currículo de diretor, roteirista e pesquisadores envolvidos.
2ª etapa: Os projetos selecionados na 1ª etapa serão convidados ao Pitching com membros da Comissão avaliadora, realizado através de videoconferência. Serão observados: o domínio e a relação com o tema, capacidade de defesa do projeto e de realização do mesmo.
3ª etapa: Os projetos selecionados na 2ª etapa terão contrato de pré-licenciamento com o CINEBRASiLTV para a produção via PRODAV 01/2013 e receberão senha de acesso para visionar e selecionar as cenas no acervo da AFP para que comecem a trabalhar de imediato.

Maiores informações sobre o edital pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

btnInscricao