Séries

Direção: Muriel Alves, Susanna lira

Descrição: "Linhas Negras" aborda o protagonismo de escritores negros na literatura brasileira. A série vai traçar um panorama da importância desses autores, desde consagrados, até escritores da nova geração.

Classificação Etária Indicativa: 10 anos

Ano de Produção: 2023

País de Origem: Brasil

Classificação Ancine: 01 - Obra Não Publicitária Brasileira, Constituinte de espaço qualificado e Independente.

Dias/Horários: Segunda às 14h00 / Sábado às 19h00 / Terça às 20h00 / Sexta às 21h30 / Quinta às 22h30 / Domingo às 23h00

Detalhes Episódio (20/07/2024 - 01:40) Linhas Negras Maria Firmina
Duração: 00:26:00
Sinopse: Maria Firmina dos Reis, nascida em 1825 em São Luiz do Maranhão, entrou para história por ser a primeira mulher a escrever um romance no Brasil. Como se não bastasse esse feito, seu romance, Úrsula, tem uma temática antiescravista e abolicionista. Filha bastarda de uma ex- escrava, foi professora de primeiras letras, colaboradora de jornais literários e fundadora de uma escola gratuita e mista, para meninos e meninas, que causou escândalo no povoado de Maçaricó, em 1880, e acabou sendo fechada.Maria Firmina dos Reis, nascida em 1825 em São Luiz do Maranhão, entrou para história por ser a primeira mulher a escrever um romance no Brasil. Como se não bastasse esse feito, seu romance, Úrsula, tem uma temática antiescravista e abolicionista. Filha bastarda de uma ex- escrava, foi professora de primeiras letras, colaboradora de jornais literários e fundadora de uma escola gratuita e mista, para meninos e meninas, que causou escândalo no povoado de Maçaricó, em 1880, e acabou sendo fechada.