Séries

Natureza Feminina

Direção: Ana Rieper

Descrição: Série documental que apresenta 13 ecossistemas brasileiros através do conhecimento de mulheres que vivem nesses ambientes. Ao abordar a vida dessas mulheres a série fala também sobre a condição feminina em diferentes lugares do Brasil.

Classificação Etária Indicativa: 12 anos

Ano de Produção: 2021

País de Origem: Brasil

Classificação Ancine: 01 - Obra Não Publicitária Brasileira, Constituinte de espaço qualificado e Independente.

Dias/Horários: Quinta às 09h00 / Sexta às 11h00 / Domingo às 13h00 / Segunda às 14h00 / Sábado às 19h30 / Terça às 21h30 / Quarta às 22h00

Detalhes Episódio (03/11/2021 - 02:55) Natureza Feminina FAXINAL MARMELEIRO DE BAIXO
Duração: 00:29:35
Sinopse: Onde há faxinal há floresta. Esta é uma máxima pela qual as mulheres faxinalenses batalham incessantemente. Faxinais são núcleos de povoamento tradicional existentes no estado do Paraná que se caracterizam pelo uso comum da terra para criação animal, produção agrícola familiar e extrativismo florestal. Em áreas remanescentes de Mata Atlântica enfrentam não apenas o avanço do agronegócio em seu entorno como também alguns conflitos internos, ligados ao cercamento das áreas da comunidade que impedem a livre circulação pelas terras. A liberdade de pessoas e animais é uma prática, um valor e uma visão de mundo faxinalense. Julia e suas companheiras de faxinal nos apresentam o ambiente e esse modo de viver em que o conhecimento e uso das espécies nativas, o entendimento do valor sagrado das plantas e o sentimento de comunidade e ancestralidade lhes dão identidade.