Séries

Histórias de Fantasmas Verdadeiros Para Crianças

Direção: Mariana Lacerda

Descrição: Histórias de Fantasmas Verdadeiros para Crianças é uma série documental para crianças. São fábulas sobre a trajetória daquelas e daqueles que, quando crianças, testemunharam o período da ditadura militar brasileira e na América Latina. Buscam um tom pessoal, aproximado, empático e afetivo entre duas gerações que se encontram. Adultos narram às crianças, que os estimulam com alegria, carinho e humor, como formularam saídas e criaram alternativas para compor um futuro melhor e mais justo para o Brasil, apesar da violência.

Classificação Etária Indicativa: 10 anos

Ano de Produção: 2024

País de Origem: Brasil

Classificação Ancine: 01 - Obra Não Publicitária Brasileira, Constituinte de espaço qualificado e Independente.

Dias/Horários: Sábado às 10h00 / Segunda e Quarta às 11h00 / Terça às 11h30 / Domingo às 19h00 / Quinta às 19h30 / Sexta às 20h00

Detalhes Episódio (28/04/2024 - 19:00) Histórias de Fantasmas Verdadeiros Para Crianças Um Ato para mexer O Universo
Duração: 00:26:00
Sinopse: Álvaro Tukano nos conta como o movimento indígena se articulou para criação do chamado Capítulo dos Índios na Constituição de 1988. Sua narrativa permeia as histórias de Áurea e Vinícius da aldeia Pyau, Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo. Em uma visita ao pajé José Fernandes, lideranças e crianças cantam à vida. Neste episódio, a palavra "índio" é desconstruída por Áurea e Vinícius, ao passo que a palavra "indígena" ganha força. Mitos e brincadeiras indígenas são revisitados como maneira de se defender do inimigo.